Ler Agora:
Escolas registam salas vazias quatro dias após o arranque das aulas
Artigo completo 2 minutos de leitura

Escolas registam salas vazias quatro dias após o arranque das aulas

 Carteiras de uma das salas de aulas  (Foto: Lucas Neto)


Carteiras de uma das salas de aulas (Foto: Lucas Neto)

Várias escolas da zona urbana do Sambizanga, em Luanda, registam pouca afluência de alunos desde o início do ano lectivo 2015, aberto há quatro dias, ao contrário do casco suburbano, constatou a Angop.

Nas escolas 1124 (Bairro Operário), 1125 e 1145 (Combatentes), por exemplo, um número bastante reduzido de alunos se fazem presentes nas salas de aulas, diante de um corpo docente completo.

Já nas comunas do Ngola Kiluanje e do Sambizanga, todas as escolas têm registado uma presença considerável de alunos e professores.

De acordo com o chefe de repartição da educação do distrito urbano do Sambizanga, Lino Pedro Cassumba, a ausência dos educandos nas escolas do Bairro Operário e Combatentes, respectivamente, tem sido habitual, nessa época, supostamente devido a conduta errada de certos pais que enviam os filhos às aulas apenas uma semana após a abertura oficial do ano lectivo.

Por essa razão, o responsável apela aos pais e encarregados de educação, no sentido destes enviarem os seus filhos às aulas, pós os mesmos já estão a perder matéria e a contraírem faltas poderá prejudicar a sua formação.

Aproximadamente 40 mil alunos estão matriculados no ensino público, a nível do distrito urbano do Sambizanga que conta com 438 salas de aulas.

O responsável informou que estão em construção, mais três escolas a nível local, mas sem adiantar datas prováveis para o término das suas obras.

Sem adiantar números, Lino Pedro Cassumba fez saber que existe um deficit de formadores para as disciplinas de especialidade como a educação física, educação laboral e línguas estrangeiras, todas no primeiro ciclo. (portalangop.co.ao)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.