Ler Agora:
Conferência nacional sobre o futebol nacional realiza-se em Junho
Artigo completo 2 minutos de leitura

Conferência nacional sobre o futebol nacional realiza-se em Junho

Ministro da Juventude e Desporto Gonçalves Muandumba Visita novas instalações da Federação de Futebol (Foto: Gaspar)

Ministro da Juventude e Desporto Gonçalves Muandumba Visita novas instalações da Federação de Futebol (Foto: Gaspar)

A primeiro conferência nacional sobre o futebol, que visa reflectir o estado actual da modalidade no país, realiza-se na primeira quinzena de Junho próximo em Luanda, anunciou hoje o ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, logo após a sua visita esta manhã às novas instalações da Federação Angolana de Futebol (FAF), sita na Urbanização Nova Vida.

De acordo com o governante, o objectivo é encontrar as melhores soluções para reestruturar o desenvolvimento do futebol no país, pelo facto da modalidade atravessar um período negativo do ponto de vista de resultados a nível das selecções nacionais.

Lembrou que no ano passado falou-se muito do futebol devido ao fracasso da selecção de honras que não conseguiu a qualificação ao campeonato africano de futebol das nações disputado em Janeiro último na Guiné-Equatorial. Por este facto, adiantou que se fará uma abordagem nacional do futebol como fenómeno social; enquanto elemento de integração social, que gere emprego e mexe com as emoções.

Para o efeito, o ministro ofereceu ao presidente da FAF, Pedro Neto, um exemplar do plano estratégico elaborado pelo seu organismo que possui directrizes para o referido encontro.

Adiantou que a direcção da FAF pode apresentar sugestões que possam contribuir para a realização com êxito da referida conferência nacional, a princípio aberto aos agentes do futebol, mas extensivo aos demais elementos ligados aos desportos, entre jornalistas que escrevem sobre a modalidade.

Em função disso, revelou que, a nível do ministério que dirige, 2015 é o “ano do futebol em Angola”, acrescentando que todos esforços serão para melhorar a modalidade em todas as estruturas.

Por outro lado, Gonçalves Muandumba considerou que a sede da FAF, pela sua estrutura, é a maior que alguma associação desportiva do país já teve e também em África. Por isso pediu resultados positivos do ponto de vista da reorganização do futebol a nível nacional, visando um futuro airoso do futebol nas competições internacionais.

A nova sede de cinco andares foi construída por ocasião do Campeonato Africano das Nações em futebol, que o país acolheu em 2010. Antes a FAF funcionava na Cidadela Desportiva.
(portalangop.co.ao)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »