Ler Agora:
Benguela: Reitor da UKB assume compromisso com a diversificação da economia
Artigo completo 3 minutos de leitura

Benguela: Reitor da UKB assume compromisso com a diversificação da economia

 Albano Ferreira, reitor da Universidade Katyavala Bwila (Foto: José Honório)


Albano Ferreira, reitor da Universidade Katyavala Bwila (Foto: José Honório)

O reitor da Universidade Katyavala Bwila (UKB), Albano Ferreira, assumiu esta quinta-feira, em Benguela, o compromisso dessa instituição para com o lema do ano lectivo 2015/2016, que visa a diversificação da economia e de um ensino superior de qualidade, rumo ao desenvolvimento do país.

Para o reitor Albano Ferreira, o lema anunciado a 23 de Fevereiro corrente, pelo Vice-Presidente da República, Manuel Domingos Vicente, aquando da abertura oficial do ano académico no país, está alinhado com o objectivo da UKB, de contribuir activamente para que a II Região Académica, confinada às províncias de Benguela e Cuanza Sul, se possa desenvolver.

Intervindo na cerimónia de abertura do ano lectivo a nível da UKB, o responsável disse pretender-se formar profissionais que atendam a oferta de serviços da região, assegurando uma sólida formação humana, cultural, artística, profissional, cientifica, técnica, moral e social de qualidade e excelência baseada em princípios orientadores que constituem a declaração de valores da instituição.

“Angola vive no presente momento uma situação económica particular que impõe da nossa parte e de todos os cidadãos um sacrifico que responda ao lema do presente ano académico e com o qual a nos comprometemos”, frisou.

Também salientou que, a UKB deverá garantir o cumprimento da orientação do Vice-Presidente da República, “no que se refere à criação de um ambiente académico de promoção permanente do sucesso, mérito e inovação em cada instituição”.

Explicou que a universidade vai engajar-se na promoção das melhores práticas académicas e de investigação, melhorando o combate à fraude, ao plágio e a outras acções que desvirtuam o perfil dos docentes da instituição.

Segundo o interlocutor, é preciso que os estudantes comprometam-se e ofereçam o melhor de si, para contribuir com os seus valores e com patriotismo para a promoção dos atributos de sucesso, mérito e inovação que qualifique a UKB entre as melhores instituições de ensino superior.

Afirmou que os actores e gestores da universidade a todos os níveis devem descodificar e traduzir as orientações superiores e os principais objectivos institucionais em acções concretas que tenham impacto sobre a melhoria das actividades dos diversos sectores da vida do país e dos cidadãos, organizações, das instituições e do Estado.

“Devemos passar de imediato das intenções as acções”, concluiu o reitor Albano Ferreira.

Com sede na cidade de Benguela, a Katyavala Bwila é uma das universidades públicas criada no ano de 2009 pelo Executivo para a expansão do ensino superior e integra às províncias de Benguela e do Cuanza Sul, por meio da Região Académica II.

Tem seis unidades orgânicas, nomeadamente as faculdades de Direito, Economia e Medicina e os Institutos Superiores de Ciências da Educação de Benguela e do Sumbe, que oferecem cursos de Psicologia, Pedagogia, Educação Especial, História, Matemática, Geografia, Linguística Portuguesa, Inglesa e Francesa, além do Superior Politécnico (Informática). (portalangop.co.ao)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »