Ler Agora:
Ações do BPI disparam mais de 5% e superam OPA do CaixaBank
Artigo completo 2 minutos de leitura

Ações do BPI disparam mais de 5% e superam OPA do CaixaBank

 (Foto: D.R.)

(Foto: D.R.)

Mais de uma semana depois da Oferta Pública de Aquisição (OPA) ter sido lançada, as ações do BPI superaram o valor oferecido pelo CaixaBank. Os títulos disparam mais de 5% e estão acima dos 1,329 euros propostos pelos espanhóis.

Contas feitas, as ações seguem a disparar 5,52% para os 1,395 euros, com mais de 9,2 milhões de títulos transacionados. Com este valor de mercado, o BPI passa a ter uma capitalização bolsista de 2,03 mil milhões de euros.

A cotação pressiona o CaixaBank a rever em alta o preço oferecido. Isto porque ao negociarem nos 1,395 euros, os títulos estão acima dos 1,329 euros que os espanhóis oferecem na OPA lançada ao BPI.

Recorde-se que a eficácia da OPA está condicionada à desblindagem dos estatutos – fim da limitação do direito de voto a 20% – e a conseguir mais de 50% do capital. Este segundo ponto não será assim tão difícil de alcançar já que os espanhóis contam com 44,1% do banco português.

A preocupação reside na desblindagem dos estatutos que só é possível com a aprovação de 75% dos votos presentes na assembleia-geral. O grupo espanhol necessita do apoio dos maiores acionistas. Isabel dos Santos e Allianz (que tem 8,4%) surgem assim como peça-chaves, mas sobretudo a empresária angolana.

Angola poderá ser a moeda de troca para conseguir convencer Isabel dos Santos, não sendo, igualmente, de descartar uma possível revisão em alta do preço por parte dos espanhóis do CaixaBank.

A administração do BPI tem oito dias para se pronunciar sobre a OPA, depois de recebidos os documentos oficiais, algo que ainda não aconteceu. No mesmo sentido, o pedido do registo da OPA ainda não foi feito junto da CMVM. (dinheirovivo.pt)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »