Última jornada do Girabola2013 define domingo fundo da tabela classificativa

Girabola : Asa vs Recreativo da Caala (Foto: Lucas Neto)

A trigésima quinta edição do Campeonato nacional de futebol da I divisão encerra no próximo domingo, com a disputa da 30ª jornada, na qual serão encontradas as duas últimas equipas acompanhantes do Santos FC ao segundo escalão.

Girabola : Asa vs Recreativo da Caala (Foto: Lucas Neto)
Girabola : Asa vs Recreativo da Caala (Foto: Lucas Neto)

Neste caso, as atenções da ronda estarão centralizadas em três recintos do país, designadamente o da vila de Calulo, onde o Recreativo do LIbolo, sétimo com 39 pontos, enfrenta o aflito Atlético Sport Aviação (ASA), 13º com menos 10.

O Porcelana FC do Kwanza Norte (14º com 28) vai ao estádio Municipal, na cidade das “Acácias Rubras” ao encontro do 1º de Maio de Benguela, que tem já a sua manutenção assegurada para a próxima edição.

No Namibe, o Atlético local, que depende de resultados de terceiros para se manter no escalão principal, será visitado pelo já despromovido a segunda divisão nacional, o Santos FC, num confronto em que os forasteiros vão apenas jogar para a dignidade.

Dos três aflitos, o ASA apesar de ter que se deslocar ao reduto do campeão destronado, é o único que depende de si para continuar entre os “sobreviventes” do Girabola, a par do 1º de Agosto, desde a fundação do campeonato nacional da I divisão, em 1979. Tem
a obrigação de ganhar para que a sua presença em 2014 seja um facto. Mas pode até não ganhar, desde que os concorrentes directos tenham o mesmo resultado.

Nos outros encontros da derradeira jornada, as alterações só poderão acontecer do sexto ao 12º lugar, já que da quinta até a primeira posições, os postos já estão definidos.

O Kabuscorp do Palanca, campeão antecipado, vai comemorar a sua festa com um convidado especial. Trata-se do Petro-Atlético, quarto colocado com 46 pontos, menos 24 que o seu adversário da ronda.
O 1º de Agosto (vice-campeão) com 52 pontos, enfrenta no estádio 11 de Novembro, o Interclube, sexto classificado com 40, enquanto o FC Bravos do Maquis do Moxico joga na cidade do Dundo com o Sagrada Esperança da Lunda Norte.

Os dois conjuntos do leste do país estão separados a seis pontos (51/45), em terceiro e quinto lugares, com vantagem para a formação da província do Moxico.

A jornada completa-se com o Benfica de Luanda (11º com 32) a receber o Recreativo da Caála do Huambo (11º – 35) e o Progresso do Sambizanga (nono com 38 pontos) a defrontar Desportivo da Huila (oitavo – 39). (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA