Setenta municípios do país contam com equipas cubanas

José Van-Dunem- Ministro da Saúde (ANGOP)
José Van-Dunem- Ministro da Saúde (ANGOP)
José Van-Dunem- Ministro da Saúde (ANGOP)

O Ministério da saúde já colocou, em 70 municípios do país, equipas cubanas constituídas por um médico, um estatístico e uma enfermeira especialista em saúde materno infantil.

A informação foi avançada pelo Ministro da saúde de Angola, José Van-Dunen, quando desertava o tema “O papel da governação local em Angola”, na primeira feira dos municípios e cidades de Angola, que decorre na Feira Internacional de Luanda (FIL).

O governante disse que estas equipas têm como missão principal a formação contínua do pessoal, apoiar a recolha e análise dos dados estatísticos, bem como a melhoria na prestação dos cuidados e serviços de saúde essenciais.

Para o êxito desta empreitada, as equipas cubanas contam com a colaboração activa dos administradores municipais que facilitam e apoiam o trabalho destes grupos.

Sublinhou que para garantir o alcance dos objectivos há necessidade da utilização racional dos fundos alocados para os cuidados primários de saúde, seguindo os critérios estabelecidos, isto é o apoio na implementação local dos problemas prioritários de saúde pública.

Estas prioridades, passam pelas campanhas de vacinação, atenção integrada a mãe e a criança, o parto seguro, prevenção e tratamento das grandes endemias e as doenças não transmissíveis.

Disse ser um foco bem definido e sustentado para a aplicação dos recursos alocados na área da saúde, pois haverá dificuldades em expandir e manter a cobertura dos serviços e cuidados prioritários. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA