Psicólogo afirma que abandono dos doentes causa problemas psíquicos que podem levam à morte

Doentes a serem atendidos (Foto: ANGOP)
Doentes a serem atendidos (Foto: ANGOP)
Doentes a serem atendidos (Foto: ANGOP)

O psicólogo Flávio Jacob afirmou, hoje, segunda -feira, em, Luanda, que o abandono dos enfermos nas unidades hospitalares, pelos seus familiares, pode causar transtornos psíquicos como a depressão e levar à morte.

Em declarações à Angop a propósito do tema “ O Abandono dos doentes nos hospitais”, o académico frisou que estes doentes correm o risco de contrair outras doenças e criar uma sobrecarga nos serviços das unidades sanitárias.

Segundo o psicólogo,  o factor primordial que leva alguns familiares a abandonarem os parentes nos hospitais está na base pessoal, no que concerne à perca do amor ao próximo, social e  económico .

O académico acrescentou ainda que os doentes  rejeitados  pelos familiares, facto que, para além de acarretar custos  para garantir o seu  atendimento, desprestigia a saúde humana.

“ É de lamentar que uma parte destes enfermos chegam às unidades sanitárias em estado débil e, em caso de morte,  ninguém reclama pelos seus corpos” sublinhou a fonte.

Flávio Jacob condenou as famílias que praticam tais acções, por faltarem com a assistência moral e afectiva aos doentes.

Por outro lado, o académico apelou a sociedade em geral para o resgate do amor ao próximo e dos valores familiares, de forma a se ter  uma sociedade saudável . (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA