Namibe: Seca torna regiões inabitáveis

Provincia do Namibe (Jorge Monteiro)

Habitantes terão que ir para outras zonas, diz administrador.

Provincia do Namibe (Jorge Monteiro)
Provincia do Namibe (Jorge Monteiro)

As autoridades governamentais querem ver de volta o povo, que por imperativo da estiagem prolongada que assola a província do Namibe há já três anos, que para salvar o gado da morte por falta de água, teve que se recorrer a outras províncias limítrofes com o Namibe.

Esta vontade foi manifestada pelo Administrador do Município Agro-pecuário da Bibala, Pedro António Mussungo.

Mas Mussungo disse que há muitas zonas dessa região que são agora inabitáveis quer para pessoas quer para animais.

“Estamos a fazer um estudo sobre aquilo que conhecemos do interior do Município, das povoações, dos quimbos abandonados devido à estiagem que provocou a transumância e concluímos que algumas destas regiões são de risco,” disse.
“Daí que aconselhamos para que as pessoas visadas não regressassem para lá, são áreas que não permitem estabilização das famílias e do gado”, esclareceu o governante.

Não havendo quaisquer condições de habitação para as comunidades regressarem nalgumas destas localidades, segundo constatações feitas aquando do processo de levantamento feito muito recentemente no quadro dos apoios do estado a população, os sinistrados serão encaminhados para outras áreas de fácil acesso  para poderem  beneficiar dos serviços básicos do estado disponíveis.

“Estamos a aconselhar as famílias afectadas arranjar outras localidades, também estamos a fazer o levantamento e direccionar as pessoas, no sentido de que as pessoas fiquem em locais de fácil acesso dos bens e serviços básicos do estado”, disse

O Município da Bibala cercado por uma cadeia montanhosa da Tundavala e Serra da Leva, com altas temperaturas que podem chegar aos 40ºC nas localidades do Munhino, é um dos Municípios, a par do Virei e Tombwa, que mais recentemente sofreram  os efeitos da estiagem prolongada, estimando-se que mais  de quatro mil cabeças de gado sucumbiram. (voapoartugues.com)

DEIXE UMA RESPOSTA