Ministério da Saúde leva serviços à Feira de Municípios e Cidades

Pavilhão de exposição de serviços de saúde (Angop)
Pavilhão de exposição de serviços de saúde (Angop)
Pavilhão de exposição de serviços de saúde (Angop)

O Ministério da Saúde vai, desde hoje, quinta-feira, até domingo, oferecer serviços médicos e medicamentosos gratuitos à população interessada que se deslocar à Feira de Municípios e Cidades que decorrerá de hoje, quinta-feira, até domingo, em Luanda.

Em declarações à Angop, o vice-ministro da saúde, Carlos Alberto Masseca, disse que, durante a Feira, o MINSA realizará o rastreio do cancêr da mama, do seio e da próstata, bem como colocará à disposição dos visitantes serviços de aconselhamento e testagem do VIH/Sida.

Estará também exposto o serviço de nutrição, com especialistas que vão apresentar soluções para a utilização de produtos locais para a melhoria da dieta alimentar das populações, principalmente das crianças.

Acrescentou que o stander do MINSA estrá na Feira com os principais programas de saúde, como forma de dar a conhecer à população sobre os serviços colocados à sua disposição nas unidades públicas.

Hoje, primeiro dia da feira, o ponto mais alto no Stander do MINSA será a realização de uma conferência, onde o titular da pasta da saúde, José Van-Dúnem, falará sobre as grandes  metas do sector, os serviços de municipalização e a humanização no atendimento hospitalar.

O Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário 2012-2025, revisado este ano, será também aflorado na conferência.

Para o vice-ministro, visto que há um programa de municipalização desde 2011,  entede-se que esta Feira será um local para a interação entre os técnicos de saúde,  administradores municipais e comunais, entre outros participantes e visitantes.

“Com a municipalização, hoje 60 por cento dos recursos do Orçamento Geral do Estado para a saúde, estão sob gestão directa dos órgaos da  administração local do Estado (governos provinciais e municipais), levando-se assim os serviços médicos e medicamentosos mais próximos das populações”, sublinhou.

Por outro lado, a direcção provincial da saúde de Luanda também estará presente na Feira com vários serviços, nomeadamente a vacinação de crianças contra as várias doenças preveníveis pela imunização e o rastreio das Diabetes e da Hipertensão Arterial.

Fonte da direcção provincial disse à Angop que estarão patentes slides que vão espelhar o empenho do Executivo na melhoria da saúde das populações, mormente a construção e reabilitação da rede sanitária e o seu apetrechamento com equipamentos de ponta, bem como a formação dos técnicos. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA