Ler Agora:
Mauritânia: Boas perspetivas de saída de crise
Artigo completo 2 minutos de leitura

Mauritânia: Boas perspetivas de saída de crise

Mohamed Ould Maouloud (Foto: saharamedias.net)

Mohamed Ould Maouloud (Foto: saharamedias.net)

Nouakchott, Mauritânia – O diálogo entre o poder e a Coordenação da Oposição Democrática (COD) na Mauritânia, retomou segunda-feira última oferecendo boas perspetivas de saída duma longa crise política, segundo opiniões partilhadas dos dois campos.

Interrompido há quatro anos, o diálogo poderá desembocar em eleições legislativas e municipais apaziguadas, de acordo com as mesmas opiniões.

Desde a sua abertura, o debate abrangeu gira em torno da organização material e a supervisão de eleições, da neutralidade das instituições do Estado, designadamente a administração e as Forças Armadas de Segurança, segundo Mohamed Yahya Ould Horma, porta-voz do Governo e principal negociador para a maioria presidencial.

Quanto a Mohamed Ould Maouloud, delegado da oposição, ele lembra as exigências de transparência da COD e o seu desejo unânime de participar nas eleições no quadro duma plataforma coletiva.

Adiadas várias vezes por ausência de consenso político, estas eleições, previstas para 23 de novembro a 7 de dezembro próximos, poderão ser novamente adiadas para permitir a conclusão do diálogo e uma maior participação.

Este diálogo tem por objetivo a organização de “eleições inclusivas, livres, democráticas e transparentes num clima apaziguado”, diz-se em Nouakchott. (panapress.com)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »