Kwanza Sul: Governador defende melhoramento das estruturas de organização

Eusébio de Brito (Foto: Antonio Escrivao)
Eusébio de Brito (Foto: Antonio Escrivao)
Eusébio de Brito (Foto: Antonio Escrivao)

O governador do Kwanza Sul , Eusébio de Brito Teixeira , defendeu hoje, quarta-feira, na Kilenda, a necessidade do melhoramento dos níveis de organização e funcionamento das diversas estruturas do governo local , no sentido de aperfeiçoar a gestão de diferentes programas aprovados.

O Governador que falava na abertura da III sessão ordinária do governo da província disse que esta acção visa, igualmente, o melhoramento da gestão dos fundos públicos, cuidar do património público, respeitar as leis e fazê-las cumprir, bem como capacitar sistematicamente os quadros técnicos de todas instituições públicas.

“Pretendemos, igualmente, melhorar  os níveis organizacional e funcional das administrações municipais e direcções provinciais, bem como a qualidade dos serviços públicos para que os cidadãos possam se rever na boa imagem do aparelho do Estado,” rematou.

Nesta senda, prosseguiu, o governo da província contratou os serviços da consultoria da “Intersismet”, com o objectivo de apoiar na organização do funcionamento das suas principais estruturas.

A consultoria vai abranger o gabinete de Estudos e planeamento e da secretaria do Governo provincial, associado à esta função, a modernização dos serviços com meios informatizados de todas áreas afins, assim como a capacitação dos técnicos das respectivas áreas.

“Queremos dotar o governo com ferramentas que permitam que a administração pública cumpra com eficiência a execução do programa de desenvolvimento a médio prazo – 2013/2017,” asseverou, acrescentando que a referida consultoria vai criar uma base de dados que permitirá a  monitorização dos serviços técnicos, execução de politicas e estratégias e o programa de investimentos públicos.

A sessão que está a ser orientada pelo governador do Kwanza Sul conta com a presença dos vices governadores para os sectores, politico e social, Económico, assim  como técnicos e infra-estruturas  e  está  avaliar a execução das acções em curso no âmbito do seu programa 2013/2017.

De acordo com a agenda de trabalhos, os membros do Governo do Kwanza Sul vão ser informados sobre a intervenção da “Intersismet” no âmbito da assessoria técnica ao Governo Provincial, programa de desenvolvimento local e da construção do bairro para a população sinistrada pelas calemas no Porto Amboim.

A apresentação das questões relativas ao perfil do município da Kilenda e o lançamento da primeira pedra para a construção de seis salas de aulas, a ser financiado pelo Fundo de apoio social, constam igualmente da agenda de trabalhos. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA