Kwanza Norte: Autoridades projectam safra de mais 776 mil toneladas de produtos diversos

(Foto:RNA)
(Foto:RNA)
(Foto:RNA)

Setecentas e setenta e seis mil e 885 toneladas de produtos diversos serão produzidas durante a campanha agrícola 2013/2014 na província do Kwanza Norte, informou sexta-feira o director provincial da agricultura, Fernando Humberto Mesquita.

Segundo o responsável, que falava durante a abertura do ano agrícola em referência, da safra prevista destacam-se 643 mil, 208 toneladas de mandioca, 51 mil, 562 toneladas de hortícolas diversas, 45 mil e 130 de batata-doce e 12 mil, 836 toneladas de feijão.

Fernando Humberto Mesquita referiu que para a presente campanha agrícola está planificada a preparação de 96 mil, 290 hectares de terras cultiváveis, sendo 91 mil 290 a serem preparados manualmente e cinco mil mecanizados, numa campanha em que estarão envolvidas 75 mil famílias camponesas organizadas em cooperativas e associações.

Assegurou que para o êxito da produção, serão também distribuídas 30 toneladas de sementes de milho, cinco de feijão manteiga, 90 toneladas de adubos, bem como instrumentos diversos como catanas enxadas, machados entre outros, onde 39 técnicos prestarão assistência aos camponeses, na região.

A campanha agrícola 2013/2014 foi aberta na Associação de Camponeses do Kirima do Hola, há 12 quilómetros de Ndalatando (sede da província do Kwanza Norte) pelo vice-governador para o sector técnico e infraestruturas, Erlindo Ernesto Lidador. A cerimónia contou com a presença de membros de diferentes associações de camponeses e de cooperativas agrícolas, líderes religiosos e tradicionais, entre outros convidados.

Durante o acto foram distribuídos aos associados imputes agrícolas compostos de sementes e instrumentos.

DEIXE UMA RESPOSTA