Já há banda larga na Lua

(DR)
(DR)
(DR)

A NASA testou com sucesso o seu novo sistema de banda larga construído na sonda Lunar Atmosphere and Dust Environment Explorer (LADEE). Desta forma, já é possível enviar e receber informações para e a partir da Lua com uma velocidade até 622Mbps.

A sonda LADEE foi lançada em setembro e está equipada com inúmeros instrumentos e sistemas criados para estudar a atmosfera lunar enquanto orbita à volta do satélite.

Um destes sistemas é o Lunar Laser Communication Demonstration (LLCD), embutido na sonda, que consiste num conjunto de lasers capazes de disparar informação em direção a três estações terrestres de forma muito mais rápida do que as tradicionais comunicações via rádio.

De acordo com a NASA, o primeiro teste do LLCD foi um sucesso, fazendo com que já haja banda larga na Lua. ”O LLCD é o primeiro passo no nosso plano de construir a próxima geração de comunicação espacial”, disse Badri Younes, administrador de comunicações espaciais da NASA.

“Os resultados da demonstração foram muito encorajadores e estamos confiantes que estamos no caminho certo para tornar esta nova tecnologia num serviço operacional, em breve”, acrescentou Younes. O LLCD pode ser exatamente o que a NASA precisa neste momento para resolver um dos seus maiores problemas: demasiada informação e pouca largura de banda. Basicamente, o mesmo problema que às vezes nos afeta na Terra. (tecnologia.com.pt)

Por Maria Ferreira Santos

DEIXE UMA RESPOSTA