Google lança ferramenta que oferece proteção contra ciberataques

(tecnologia.com.pt)
(tecnologia.com.pt)
(tecnologia.com.pt)

A Google anunciou esta segunda-feira, 21, que vai oferecer a  sites mais “sensíveis” proteção gratuita contra os chamados ataques “distribuídos de negação de serviço” (os DDoS) que inundam as páginas da web com tráfego malicioso, levando a que fiquem offline.

O “Project Shield” combina as tecnologias de mitigação anti-DDoS da Google e o seu Page Speed ​​Service (PSS) , um serviço pago que permite aos sites  servir conteúdo através da Google. A ferramenta está a ser projetada especificamente para sites que operam em zonas de conflito de alto risco, onde os governos podem tentar derrubar páginas que transmitem informação anti-governo ou ajudem a organizar dissidentes, por exemplo.

Organizações de direitos humanos, ou sites de notícias independentes em zonas de conflito são assim os principais destinatários do projeto e começarão a usar a ferramenta de forma gratuita, ficando sob proteção da Google. Assim, qualquer hacker que tentar atacar o site, terá primeiro pela frente primeiro a barreira da empresa de Redmond.

O projeto “Project Shield”, que faz parte da iniciativa “Google Ideas” de arranjar soluções para os problemas globais, já está a ser testado há alguns meses em locais de maior risco, como o Irão, a Síria, ou a Birmânia, entre outros será em breve expandido.

A Google anunciou também um mapa digital interativo de ataques DDoS em todo o mundo. O mapa, desenvolvido em parceria com a empresa de segurança Arbor Networks, mostra ataques passados e atuais. O site permite aos visitantes ver a origem dos ataques, a sua intensidade e ainda notícias relacionadas. (tecnologia.com.pt)

DEIXE UMA RESPOSTA