Geórgia: “Nunca vamos desistir da Europa”, promete Saakashvili

(EURONEWS)
(EURONEWS)
(EURONEWS)

Com a vitória do candidato presidencial do partido Sonho Georgiano, chegou ao fim uma década de liderança de Mikheil Saakashvili. O ainda Presidente prepara-se para a oposição, apesar dos rumores de que poderia fugir da Geórgia com receio de ser levado a tribunal por corrupção.

De visita à Comissão Europeia, em Bruxelas, Mikheil Saakashvili disse que “trago sempre ao peito uma medalha com as palavras de Winston Churchill, juntamente com uma cruz. Diz: nunca, nunca desistir. Portanto, nunca, nunca vamos desistir da Europa”.

Líder saído da Revolução Rosa, que retirou o poder a um regime pró-russo, Saakashvili alimentou o sonho da adesão à União Europeia (UE).

Mas o seu estilo egocêntrico granjeou-lhe inimizades, comentadas pelo presidente da Comissão Europeia, realçando que “às vezes, há líderes mais polémicos. Mas isso faz parte da democracia, sistema que nos permite fazer uma escolha”.

“A Geórgia é um país mais forte, moderno e esperamos que também mais democrático. Vamos trabalhar para continuar a aproximar a Geórgia da UE”, acrescentou José Manuel Barroso.

Independente desde 1991, a ex-república soviética pertence à Parceria de Leste, criada pela UE para assinar novos acordos de associação, e vai participar na cimeira de Vilnius (capital da Lituânia), no final de novembro. (euronews.com)

DEIXE UMA RESPOSTA