EUA prometem a Israel solução verificável sobre programa nuclear iraniano

(EURONEWS)
(EURONEWS)
(EURONEWS)

Ações concretas e verificáveis. A administração norte-americana fez saber que apenas está disposta a solucionar o conflito diplomático com o Irão mediante ações concretas e verificáveis.

O anúncio foi proferido pelo secretário de Estado, John Kerry, depois de Israel ter duvidado das intenções do presidente iraniano, a quem Benjamin Netanyahu qualificou de lobo com pele de cordeiro.

“Garantimos ao primeiro-ministro israelita Netanyahu e ao povo de Israel que tudo o que vamos fazer não se vai basear apenas na confiança. Vão ser dados passos que deem garantias sobre o que vai acontecendo. O mundo será bem melhor, o Médio Oriente será melhor, Israel ficará melhor, se houver uma maneira de alcançar uma certeza verificada sobre a eliminação das ambições de um programa nuclear para armamento do Irão. E o nosso presidente deixou claro que o Irão pode ter um programa nuclear pacífico”, sublinhou Kerry

Na semana passada, O presidente do Irão, Hassan Rouhani, discursou por diversas vezes num tom conciliador na assembleia-geral das Nações Unidas e houve mesmo um histórico contacto telefónico com Obama. Rouhani reiterou as intenções pacíficas do programa nuclear iraniano. Disse que um acordo era possível mas que Israel devia também subscrever o tratado de não-proliferação de armas nucleares. (euronews.com)

DEIXE UMA RESPOSTA