EUA: Congressistas detidos em manifestação junto ao Capitólio

(Fotografia © REUTERS/Gary Cameron)

(Fotografia © REUTERS/Gary Cameron)
(Fotografia © REUTERS/Gary Cameron)

Pelo menos seis congressistas democratas norte-americanos foram detidos esta terça-feira por desobediência civil, em frente ao Capitólio, em Washington, onde decorreu uma manifestação a favor de uma reforma migratória para a legalização da população indocumentada nos Estados Unidos.

Os seis membros do Congresso – Luis Gutiérrez, John Lewis, Charles Rangel, Joe Crowly, Raul Grijalva e Keith Ellison, segundo a agência Efe – desobedeceram às forças de segurança em protesto com a falta de determinação dos outros congressistas para aprovar um texto bipartidário.

A France Presse refere que foram detidos oito congressistas, mas sem divulgar as identidades.

O ato de desobediência levou foi a culminação de uma jornada de protesto, em que participaram milhares de pessoas e que incluiu um concerto gratuito de Lila Downs e da banda mexicana Los Trigres del Norte.

Com a manifestação, os ativistas pretenderam denunciar novamente as ruturas nas famílias imigrantes nos Estados Unidos devido às deportações e exigir que o Congresso aprove uma reforma migratória, que permita a legalização de 11 milhões de indocumentados.

Calcula-se que cerca de 1,6 milhões de indocumentados foram deportados durante o primeiro mandado presidencial do democrata Barack Obama. (dn.pt)

DEIXE UMA RESPOSTA