Espanha: Manifestação anti-separatista reúne milhares em Barcelona

(AFP)
(AFP)
(AFP)

Milhares de pessoas protestaram neste sábado em Barcelona pela unidade da Espanha, em resposta ao enorme protesto dos separatistas realizado em 11 de setembro passado.

Em torno de uma bandeira de 100 metros metade espanhola e metade catalã, os manifestantes ocuparam a Praça Catalunha sob os slogans “somos 47 milhões” de espanhóis e “temos o mesmo coração”.

Segundo a prefeitura, o protesto reuniu 30 mil manifestantes, mas a organização do evento – “Somos Catalunha, somos Espanha” – afirma que foram 160 mil.

A manifestação foi apoiada pelo conservador Partido Popular, no poder.

“A maioria silenciosa quebrou o silêncio. A multidão separatista não é a única imagem da Catalunha”, afirmou a presidente do PP da Catalunha, Alicia Sánchez-Camacho.

“Vivemos em um momento de crise e hoje, mais do que nunca, é preciso união, espírito de equipe, para sairmos desta juntos”, destacou um manifesto lido por vários atletas espanhóis.

A manifestação foi uma resposta ao ato do 11 de Setembro, declarado Dia da Catalunha, quando os separatistas formaram uma gigantesca corrente humana, com milhares de pessoas, ligando o norte ao sul desta importante região da Espanha.

Neste sábado, numerosos manifestantes assinalaram sua preocupação com a radicalização do separatismo e com uma Catalunha independente fora da União Europeia.

A Catalunha vive um forte impulso separatista, exacerbado no momento pela crise econômica que afeta a Espanha.

O presidente nacionalista de Catalunha, Artur Mas, está em conflito declarado com o governo conservador de Mariano Rajoy desde a rejeição do “pacto fiscal”, em setembro de 2012, que daria maior autonomia financeira a esta rica região do país, mas que também é muito endividada. (afp.com)

DEIXE UMA RESPOSTA