Emprego e formação devem constituir beneficios para os angolanos

Pitra Neto - Ministro do Mapess (ANGOP)
Pitra Neto - Ministro do Mapess (ANGOP)
Pitra Neto – Ministro do Mapess (ANGOP)

Luanda – O Ministro da Administração Pública Trabalho e Segurança Social, António Pitra Neto, afirmou hoje, quarta-feira, em Luanda, que é missão e dever do executivo tudo fazer para que a realidade do emprego e da formação profissional seja algo que no dia-a-dia constitua um beneficio, uma esperança e uma certeza para todos angolanos.

O titular da pasta da Administração Pública fez tais afirmações durante a cerimonia de encerramento da Conferência Nacional sobre “Emprego e Formação Profissional” realizada pelo sector nos dias 29 e 30 de Outubro.

De acordo com o ministro, todos esses esforços devem ser feitos e sentidos em todos os pontos do país e cada vez mais com uma perspectiva de ir ao encontro das dificuldades mais sentidas nos municípios e comunas das províncias.

Segundo a fonte, o país ainda regista um número considerado de jovens desempregados, mas o Ministério, através dos vários programas de formação, tem envidado esforços no sentido de formar os jovens e emprega-los.

A Conferência Nacional teve como objectivos aprimorar os mecanismos para melhor adequação da procura e oferta no mercado de trabalho, reforçar os programas relativos ao fomento do auto-emprego e empreendedorismo na comunidade, contribuir para o melhor conhecimento e aplicação das políticas públicas geradoras de emprego ao nível do país.

No encontro, foram abordados “ O Plano Nacional de Desenvolvimento e a sua articulação com o plano Nacional de Formação de Quadros , ”objectivos e metas”, “Políticas públicas do sector produtivo e o seu impacto na criação do Emprego, Qualificador e Remunerador ”e “A formação Profissional e o mercado de trabalho, contexto e perspectivas”.  (portalangop.co.ao)

 

DEIXE UMA RESPOSTA