Ler Agora:
Dívida pública da zona euro aumenta para 93,4%
Artigo completo 2 minutos de leitura

Dívida pública da zona euro aumenta para 93,4%

A dívida portuguesa de longo prazo representa 119,1% do PIB (Foto: RAFAEL MARCHANTE/REUTERS)

A dívida portuguesa de longo prazo representa 119,1% do PIB (Foto: RAFAEL MARCHANTE/REUTERS)

A dívida pública dos países que partilham a moeda única engrossou no segundo trimestre para 8,8 biliões (milhões de milhões) de euros, 93,4% do Produto Interno Bruto (PIB) de toda a zona euro. Portugal, com uma dívida pública equivalente de 131,3% naquele período, continua a ser o país com o terceiro maior rácio.

De acordo com dados publicados nesta quarta-feira pelo Eurostat, a dívida pública da zona euro aumentou 1,1% face ao primeiro trimestre. No caso de Portugal, o aumento é de 3,8%, passando de 208.612 milhões de euros no primeiro semestre para 214.801 milhões no segundo. Foi o quarto maior aumento percentual, depois de Chipre, da Grécia e da Eslovénia. Na comparação com o segundo trimestre, registou-se a sexta maior subida.

O rácio da dívida pública portuguesa apurado pelo gabinete estatístico europeu confirma o valor revelado pelo Banco de Portugal na óptica de Maastricht, a metodologia de cálculo utilizada pela Comissão Europeia. A esmagadora maioria da dívida pública (119,1%) tem uma maturidade de longo prazo.

A Grécia é o país da área do euro com a maior dívida pública em percentagem do PIB (169,1%). O segundo rácio mais elevado pertence a Itália (133,3%) e, depois de Portugal, está a Irlanda (125,7%). Seguem-se, ainda acima da média da zona euro, a Bélgica (105%), Chipre (98,3%) e França (93,5%).

Estónia (9,8%), Bulgária (18%) e Luxemburgo (23,1%) são os países onde o valor da dívida pública em relação ao PIB é mais baixo. No conjunto dos 28 países da União Europeia, o rácio aumentou de 85,9% no primeiro trimestre para 86,8%. (publico.pt)

Por PEDRO CRISÓSTOMO

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »