Decano da Faculdade de Ciências Sociais anuncia novo centro de investigação científica

Victor Kajibanga, Decano da Faculdade de Ciências (Foto: ANGOP)
Victor Kajibanga, Decano da Faculdade de Ciências (Foto: ANGOP)
Victor Kajibanga, Decano da Faculdade de Ciências (Foto: ANGOP)

A Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto (UAN) terá um novo centro de investigação científica da sua instituição, anunciou, em Luanda, o decano da instituição,Victor Kajibanga.

Segundo responsável, o processo de estruturação do centro encontra-se em fase terminal e fará com as actividades de investigação científica abandonem a fase de registo pessoal.

Relativamente ao III Colóquio da Faculdade de Ciências Sociais  subordinado ao tema “Estado , Nação , Nacionalismo e Identidade Nacional nos Países Africanos de Língua oficial Portuguesa”, o decano avançou que visa promover uma profunda reflexão e um amplo debate sobre as questões relacionadas  com a formação do  Estado , o problema da vivência do espírito  de Nação.

“As experiências acerca destes assuntos são múltiplas e até variadas, assim como falar sobre as independências dos países africanos iniciadas nas décadas de 1950 e 1960”, sublinhou .

Victor  Kajibanga  disse que as  questões ligadas a Nação e ao  Estado  reflectem as   estruturações  das  lutas de libertação nacional, sendo um dos grandes desafios que os países de língua oficial portuguesa  têm  e estão intimamente  ligados a coesão de estado, do povo e a problemática da construção  e consolidação da paz.

Durante o evento, que termina hoje, se está a analisar as questões da identidade nacional na África sub-sahariana e sobretudo nos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), que se tornaram independentes nos anos de 1974-1975. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA