Congo: Perspectivado aumento de 40 porcento de produção açucareira

(Foto: D.R.)
(Foto: D.R.)
(Foto: D.R.)

Brazzaville, Congo  – A Empresa Agrícola de Refinagem Industrial de Açucar (SARIS) pretende aumentar a sua produção anual em 40 porcento fazendo-a passar de 70 mil para 100 mil toneladas de açucar, anunciou o seu Presidente Diretor-Geral, Alexandre Vulgrain.

“Temos o projeto de elevar de 30 para 40 porcento a produção nos próximos anos ; elevar a produção não apenas qualitativamente mas também quantativamente, com produtos mais sofisticados, com condicionamentos que correspondam mais ao mercado congolês que se aproxima cada vez mais dos países desenvolvidos”, disse Alexandre Vilgrain, no termo de uma encontro com o chefe de Estado congolês, Denis Sassou N’Guesso.

“Temos de prever o mercado futuro, como também o mercado regional. A SARIS é uma grande açucareira. Com o Presidente do Congo, projetou-se o futuro da empresa para os próximos dez e quinze anos”, acrescentou.

SARIS Congo vende cerca de quatro mil 300 toneladas de açucar mensais no mercado local e exporta 12 mil toneladas, disse o responsável.

Além do mercado nacional e regional, acrescentou, a SARIS Congo exporta a sua produção para a União Europeia (UE) e os Estados Unidos de América no quadro da Lei para Oportunidades e o Desenvolvimento de África (AGOA), adotada em maio de 2000 pelo Congresso Americano para ajudar o continente negro.

Segundo Alexandre Vilgrain, a sua empresa pretende reforçar a sua presença no mercado local e no da Comunidade Económica e Monetária da África Central (CEMAC).

Confrontada com a excassez de chuvas, devida entre outros ao fenómeno da mudança climática, a SARIS Congo optou pela técnica de irrigação das suas fazendas, disse

“Valorizamos terras de lado do rio Niari (sul), perto da nossa estação de bombagem, e é aí que vamos começar a fazer canas irrigadas. Já lavramos cerca de 300 hectares, vamos plantar 228 hectares de canas irrigadas”, explicou Alexandre Vulgrain.

Baseada em Nkayi, a cerca de 250 quilómetros ao sul de Brazzaville, a SARIS Congo é uma filial do grupo francês Sociedade de Organização de Gestão e Desenvolvimento das Indústrias Alimentares e Agrícolas (SOMDIAA).  (panapress.com)

DEIXE UMA RESPOSTA