Concurso para agentes recenseadores arranca em Novembro

Coordenador do Gabinete Central do Censo, Camilo Ceita (ANGOP)

O coordenador do Gabinete Central do Censo, Camilo Ceita, anunciou hoje, segunda-feira, no Dundo (Lunda Norte), que o recrutamento de formadores regionais começa no próximo mês de Novembro, em todo território nacional.

Coordenador do Gabinete Central do Censo, Camilo Ceita (ANGOP)
Coordenador do Gabinete Central do Censo, Camilo Ceita (ANGOP)

Camilo Ceita informou que o concurso para o recrutamento de formadores iniciados e regionais é uma das etapas do cronograma das actividades para a preparação do Censo Geral da População e da Habitação, que vai decorrer no país de 16 a 31de Maio de 2014.
Segundo o coordenador, na primeira fase serão recrutados mais de sete mil pessoas com formação pedagógica, que depois darão formação em cascata nas províncias, municípios e comunas.
“Vamos começar a lançar os concursos de recrutamento para formadores iniciados e regionais e, em Fevereiros de 2014, recrutar os recenseadores e supervisores que serão em maior quantidade”, sublinhou.
Acrescentou ainda ter recebido do governador da província, Ernesto Muangala, informação sobre os preparativos que visar dar cumprimento às actividades que antecedem ao Censo.
Neste domínio, afirmou que província da Lunda Norte está a cumprir com o estabelecido no cronograma das actividades, tendo já constituídos os grupos técnicos.
“Viemos dar a conhecer os preparativos e aquilo que achamos que sãos as responsabilidades da província”, tendo apontado que uma delas é fazer uma avaliação sobre a disponibilidade dos meios de transportes que serão utilizados no período de recolha de dados.
Explicou igualmente que as província devem preparar os centros de arrecadação e armazenamento do material, quer ao nível da sede como nos município e comunas para apoiar a estratégia logística e garantir convenientemente a gestão do material de recenseamento.
O censo arranca no dia 16 de Maio de 2014 e visa o recenseamento da população e habitação com objectivo de obter indicadores essenciais e fiáveis para permitir a contagem e caracterização da população no país. (portralangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA