Cabo Verde: Ritmo de crescimento económico continua a abrandar revela Inquérito de Conjuntura às Empresas

(inforpress.publ.cv)
(inforpress.publ.cv)
(inforpress.publ.cv)

Cidade da Praia – O ritmo de crescimento económico continua a abrandar em Cabo Verde, tendo o indicador registado o valor mais baixo dos últimos trinta e seis trimestres consecutivos e situando-se abaixo da média da série.

Segundo o Inquérito de Conjuntura às Empresas divulgado hoje na Cidade da Praia, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), constatou-se ainda que o indicador de clima económico evoluiu negativamente relativamente ao mesmo período do ano 2012.

Este diagnóstico conjuntural resulta da síntese das apreciações transmitidas pelos empresários da construção, comércio em estabelecimento, turismo, indústria transformadora e transportes e serviços auxiliares aos transportes.

De acordo com o INE, no sector da indústria transformadora, o indicador de confiança evoluiu positivamente face ao trimestre homólogo e a conjuntura no sector é favorável.

No sector dos transportes e serviços auxiliares aos transportes, o indicador de confiança registou o valor mais baixo desde o início da série, e a conjuntura no sector continua também sendo desfavorável.

A nível do turismo, o indicador de confiança contrariou a tendência descendente dos últimos trimestres, mas mesmo assim a conjuntura continua sendo desfavorável, diz o INE.

Relativamente ao comércio em estabelecimento, o indicador de confiança evoluiu negativamente face ao trimestre homólogo.

Quanto ao comércio em feira o indicador de confiança evoluiu negativamente face ao trimestre homólogo, no entanto, a conjuntura no sector é favorável.
Constata-se também que no sector da construção, o indicador de confiança registou o valor mais baixo desde início da série.

No que concerne ao turismo residencial, o indicador registou o valor mais alto da série, confirmou o INE. (inforpress.publ.cv)

DEIXE UMA RESPOSTA