Cabo Verde: Praga de gafanhotos continua a destruir culturas na Zona Norte do Porto Novo – agricultores

cafanhutos aiolopus_thalassinus_420_350A praga de gafanhotos continuam a dizimar as culturas na Zona Norte do Porto Novo, na ilha de Santo Antão, alertaram hoje os agricultores nessa localidade.

Emiliano Durão contactou a Inforpress para avisar a “quem de direito “ que continua activo o foco de gafanhotos em Pascoal Alves, Zona Norte do Porto Novo.
“Os gafanhotos estão a destruir sobretudo as culturas do milho”, informou.

Essa praga concentra sobretudo nas propriedades agrícolas em Curral Velho e Figueirinha, na zona de Pascoal Alves, segundo Emiliano Durão, que disse desconhecer qualquer acção dos serviços do Ministério do Desenvolvimento Rural (MDR) nessa localidade em termos de combate a pragas.

Augusto Miranda é outro agricultor que se diz preocupado com a existência da praga de gafanhotos na Zona Norte do Porto Novo.

Em finais de Setembro, os agricultores no Porto Novo chamaram a atenção dos serviços locais do MDR para o surgimento dos primeiros focos de gafanhotos neste concelho.

O delegado do MDR do Porto Novo, Daniel Xavier, reconheceu a existência do um foco de gafanhotos em Pascoal Alves avançou que as medidas estão a ser tomadas com vista à sua eliminação.

“Não há registo de outras pragas neste concelho”, assegurou aquele responsável.

Daniel Xavier garantiu à Inforpress que “a situação está sob controlo” e lembrou que as estruturas do MDR no interior do município do Porto Novo estão preparadas, com o apoio dos agricultores, para combater as pragas. (inforpress.publ.cv)

JM

DEIXE UMA RESPOSTA