Cabo Verde: Cidade da Praia promove em Angola um encontro técnico da rede de protecção civil da UCCLA

(inforpress.publ.cv)
(inforpress.publ.cv)
(inforpress.publ.cv)

Cidade da Praia – O vereador da Câmara Municipal da Praia, Gilberto Silva, e o coordenador do Gabinete Municipal de Protecção Civil, Celestino Afonso, partem hoje para Angola no âmbito do III Encontro Técnico da Rede Temática Protecção Civil de cidades UCCLA.

O encontro, que acontece de 09 a 10 deste mês em Huambo com o tema central “Organização e Operacionalização do Sistema de protecção Civil em Angola”, é organizado pelo Município da Praia, enquanto Cidade-Guia desta Rede Temática, em conjunto com a cidade de Huambo, e a coordenação da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA).

Segundo fonte da CMP, o evento visa proporcionar a partilha de conhecimentos e troca de experiências entre técnicos, membro da rede, bem como estabelecer formas e mecanismos de cooperação no âmbito da Protecção Civil.

Do programa do encontro, constam duas apresentações a serem feitas pela autarquia cabo-verdiana sobre os temas “Medidas preventivas na redução do risco de cheias e inundações no município da Praia” e “Salvamento aquático e a articulação entre os Agentes da Protecção Civil”, respectivamente por Celestino Afonso e Gilberto Silva.

O Encontro Técnico da Rede Temática Protecção Civil é um evento que se enquadra no plano de actividades elaborado para o triénio 2011/2013, coincidente com o Dia Internacional para Redução de Catástrofe Naturais, realizado na Cidade da Praia em 2011, 2012 em Lisboa e este ano na cidade de Huambo, Angola.

A capital cabo-verdiana foi escolhida para sediar e coordenar a Rede de Protecção Civil das Cidades Membros da UCCLA na XXVII Assembleia Geral da UCCLA, que decorreu em Maio de 2010 em Salvador da Bahia (Brasil).

Cabe à Praia a coordenação de acções desenvolvidas pela UCCLA a nível da formação, sensibilização, regulamentação e planos de contingências, visando a cooperação, troca de experiências entre as cidades membros da UCCLA, partilha de boas práticas e eventuais acções de intervenções conjugadas a nível internacional.

No encontro de Huambo, vai estar pressente, além do secretário-geral da UCCLA, Victor Ramalho, representantes das cidades membros da UCCLA, cidades geminadas com a Praia w com Santa Catarina e ainda diversas instituições angolanas da área de Protecção Civil. (inforpress.publ.cv)

DEIXE UMA RESPOSTA