Ler Agora:
Bruxelas disponível para “reacender” negociações com a Turquia
Artigo completo 2 minutos de leitura

Bruxelas disponível para “reacender” negociações com a Turquia

(EURONEWS)

(EURONEWS)

Após três anos de impasse nas negociações para que a Turquia se junte à União Europeia (UE), Bruxelas reconhece que é preciso novo impulso, algo a que não é alheio as violentas manifestações no início do Verão, naquele país.

Após a divulgação do 16 relatório de progresso, esta quarta-feira, em Bruxelas, o comissário europeu para o Alargamento, Stefan Füle, explicou que “temos tido uma posição muito objetiva e ao mesmo tempo crítica sobre os acontecimentos de maio e junho passados e tirámos algumas conclusões”.

“Mas também notámos as medidas positivas no âmbito do processo de paz com a minoria curda, no sudeste da Turquia”, acrescentou o comissário.

Dos 33 capítulos de negociação apenas estão abertos 13 e Bruxelas gostaria de avançar mais nas áreas da justiça, segurança e direitos fundamentais.

O analista Daniel Gros, do Centro de Estudos de Política Europeia, realça que “é preciso admitir que também há dificuldades do lado da UE. Infelizmente, há Estados-membros que não são muito honestos e que são preconceituosos em relação à Turquia. Mas penso que a UE será capaz de resolver os seus problemas internos”.

A correspondente da euronews em Bruxelas, Gülsüm Alan, acrescenta que “o relatório de progresso realça positivamente o pacote de medidas de democratização anunciado, a 30 de setembro, pelo primeiro-ministro turco e adverte que é importante passar à implementação. Mas após o longo impasse nas negociações, espera-se a abertura do capítulo 22, sobre política regional, para os próximos dias”. (euronews.com)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »