Bié: Serviços Municipalizados de Saúde registam avanços

Ministro da Saúde, José Van-Dúnem (Foto: Pedro Parente)
Ministro da Saúde, José Van-Dúnem (Foto: Pedro Parente)
Ministro da Saúde, José Van-Dúnem (Foto: Pedro Parente)

A coordenadora nacional do Programa dos Serviços Municipalizados de Saúde, Helga Freitas, mostrou-se hoje, sexta-feira, na cidade do Kuito, satisfeita pelo avanço registado na execução do programa concebido aos Serviços Municipalizados na província do Bié.

A responsável falava à Angop no âmbito da visita que o Ministro da Saúde, José Van-Dúnem, efectuou, de quarta-feira até hoje, ao Bié, tendo-se mostrado impressionada pelo avanço significativo registado nos aludidos serviços a nível das unidades sanitárias nessa província.

Helga Freitas manifestou a sua alegria também pelo facto de constactar que a oferta dos Serviços de Municipalização de Saúde prestados pelo sector da saúde terem uma certa qualidade e haver maior atenção aos beneficiários nesta região.

Relativamente ao município do Chitembo, visitado nesta quinta-feira pela delegação do ministro José Van-Dúnem, Helga Freitas enalteceu o facto de existir naquela localidade um Centro Materno Infantil, um bloco operatório o que, de acordo com a responsável, é fundamental para a redução de mortes.

Naquele município, a coordenadora dos Serviços de Municipalização da Saúde em Angola congratulou-se ainda pela forma como as entidades sanitárias estão engajadas nas acções de sensibilização sobre o VIH/SIDA.

Helga Freitas reconheceu o empenho das autoridades sanitárias daquela comunidade, pela sensibilização da população, sobretudo mulheres ao aderirem as campanhas de consultas maternas e outras, assim como pelo atendimento adequado à população.

Assegurou ainda que todas as unidades sanitárias que o ministro da Saúde visitou, estão bem equipadas e apetrechadas em termos de medicamentos de formas a assistir condignamente às populações. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA