Bié: Polícia Nacional forma especialistas da direcção de registos e informações

Policia Nacional de Angola (RNA)
Policia Nacional de Angola (RNA)
Policia Nacional de Angola (RNA)

Vinte especialistas da direcção dos registos e informações da Polícia Nacional, pertencentes aos comandos provinciais de Benguela, Bié, Huambo, Kwanza Sul e Moxico, participaram desde hoje (segunda-feira), na cidade do Huambo, num curso de arquivo impresso e documentação, com vista a melhoria da qualidade dos serviços prestados na área.

A acção formativa, que tem a duração de cinco dias, surge no âmbito da parceria existente entre a direcção nacional de registos e informações do Comando Geral da Polícia Nacional e a Cinemateca de Angola, órgão do Ministério da Cultura, vocacionado à preservação e conservação das imagens em movimento.

Os especialistas serão formados em matérias relacionadas ao acervo digital e arquivos audiovisuais, organizações de arquivos documentais, classificação de documentos, técnicas de organização e arquivamentos de documentos, preservação e restauro visual, restauro, conservação e preservação de documentos, arquivo fotográfico e catalogação de documentos fotográficos.

O evento visa igualmente fornecer orientações práticas e teóricas para o manuseamento dos materiais relativos a documentação imprensa e digitalizada, munir os participantes de conhecimentos teóricos sobre métodos e procedimento de catalogação e indexação, além de melhorar as práticas mais usadas na maioria dos centros de documentação bibliotecas e arquivos.

No acto de abertura, o comandante da Polícia Nacional na província do Huambo, comissário Elias Dumbo Livulo, destacou a importância da formação, porquanto, disse ele, vai dotar os participantes de conhecimentos sobre processos e fluxos de informação documental, possibilitando um acesso imediato a informação processada, a redução do tempo e dos custos.

Apelou, neste sentido, maior empenho dos participantes no sentido de procurarem aprender os conhecimentos a serem transmitidos pelos formadores, para puderem aplicar com brio e profissionalismo as concepções e tecnologias de capacitação em imagens e sons, além de saberem guardar, preservar e conservar todas as matérias de trabalho. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA