Bié: Mais de 200 famílias desabrigadas pelas chuvas em Chitembo

Chitembo (Foto: Jornal de Angola)
Chitembo (Foto: Jornal de Angola)
Chitembo (Foto: Jornal de Angola)

Duzentas e uma famílias ficaram desabrigadas nos últimos sete dias, em consequência das fortes chuvas acompanhadas de fortes ventos, no município do Chitembo, 150 quilómetros a sul da cidade do Kuito (Bié).

A informação foi avançada hoje, naquela localidade, pela coordenadora adjunta dos serviços de protecção civil no Chitembo, Celestina Nacomo. A responsável salientou que os ventos danificaram também três residências no projecto habitacional de 200 fogos.

As chuvas associadas à fortes ventos arruinaram ainda um posto de saúde na aldeia de Utale, na comuna de Cachingues, cinco escolas na vila do Mumbue e igual número de igrejas em diversas aldeias do município do Chitembo.

Celestina Nacomo reforçou ainda o apelo à sociedade civil no sentido de evitar a construção em zonas de risco, sublinhando que maior parte das moradias desabaram por estarem situadas em montanhas, beira de rios e em locais isento de barreira de árvores.

Sublinhou ainda a necessidade da população começar a plantar árvores ao redor dos bairros, no sentido de servir de barreira dos ventos e diminuir a sua acção. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA