Angola é o país mais importante do continente africano para os EUA – ex-secretário para os Assuntos Africanos de Obama

Johnnie Carson, ex-secretario de Estado para os Assuntos Africanos (Foto: D.R.)
Johnnie Carson, ex-secretario de Estado para os Assuntos Africanos (Foto: D.R.)
Johnnie Carson, ex-secretario de Estado para os Assuntos Africanos (Foto: D.R.)

Washington D. C, – A República de Angola é o país mais importante do continente africano para os Estados Unidos da América, dado o seu potencial e elevados níveis de produção de petróleo, afirmou hoje, em Washington D.C, o ex-secretario de Estado para os Assuntos Africanos da administração Obama (primeiro mandato), Johnnie Carson.

Em entrevista à imprensa angolana, à margem de um café conferência promovido pelo Banco Privado Atlântico, para balancer as suas actividades, o antigo diplomata, que deixou o cargo no princípio deste ano, admitiu que Angola ainda tem muito para mostar ao mundo por ser um país virgem e só agora se abre para o mundo.

Falando sobre os interesses dos EUA por África, Johnnie Carson sublinou haver um grande interesse de Barack Obama pelos países do continente berço, mormente os da região subsahariana, em particular Angola, para o qual perspectiva viajar antes de cessar o seu segndo mandanto.

Questionado sobre os eventuais motivos que impedem o presidente norte-americano de visitar Angola, passados cerca de quatro anos desde a sua eleição, o ex-secretario de Estado para os Assuntos Africanos no primeiro consulado de Obama, disse não faltar vontade ao presidente dos EUA, apenas incompatibilidade de agenda o importunam.

O café conferência do Banco Atlântico Privado enquadrou-se nas actividades paralelas das Reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial (BM), que decorre de 11 a 13 deste mês, em Washington D.C, envolvendo uma delegação de alto nível de Angola.  (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA