Ler Agora:
Alemanha: Merkel suspeita que o seu telemóvel foi espiado pelos Estados Unidos
Artigo completo 2 minutos de leitura

Alemanha: Merkel suspeita que o seu telemóvel foi espiado pelos Estados Unidos

(Foto: Yves Herman / Reuters)

(Foto: Yves Herman / Reuters)

A chanceler alemã está a levar “muito a sério” indicações de que os serviços secretos norte-americanos terão espiado as suas comunicações, nomeadamente através do telemóvel. De tal modo as leva a sério, que já telefonou ao presidente Barack Obama a pedir explicações.

Segundo notícia acabada de publicar em Der Spiegel, Merkel poderá ter sido espiada durante anos a fio. O aparelho objecto de observação terá sido o telemóvel pessoal de Merkel.

O porta-voz da chanceler, Steffen Seibert, admitiu a existência de indícios palpáveis de espionagem e comentou que “isso seria uma grave quebra de confiança. Práticas desse tipo devem ser impedidas sem demora”.

Segundo o mesmo Seibert, na conversa telefónica de hoje com Obama Merkel manifestou o desejo de que “as autoridades dos EUA forneçam esclarecimentos sobre o possível alcance global de tais práticas de escuta e respondam às perguntas que o Governo federal [alemão] lhes colocou já há meses”.

Além disso, Merkel terá afirmado que, “como aliado próximo dos Estados Unidos da América, o Governo alemão espera para o futuro uma base contratual clara sobre a actividade dos serviços [secretos] e a sua cooperação”.

Obama, pelos vistos, não se deu completamente por achado e, segundo uma porta-voz do Conselho Nacional de Segurança dos EUA “assegurou à chanceler que os Estados Unidos não vigiam a comunicação dela e não irão vigiá-la”. Mas a mesma porta-voz recusou esclarecer se o mesmo desmentido podia aplicar-se ao passado. (rtp.pt)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »