Publicado em: Sáb, Mai 25th, 2013

INAPEM: Lançada pedra para construção da primeira incubadora empresarial

O ministro da Economia, Abraão Gourgel. Foto DR

O ministro da Economia, Abraão Gourgel.
Foto DR

O ministro da Economia, Abrahão Gougel, procedeu ontem, em Luanda, ao lançamento da primeira pedra para a construção, de raiz, da primeira incubadora empresarial efectiva afecta ao Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), no quadro do programa do Executivo de promoção do empreendedorismo angolano.

A infra-estrutura será erguida na Zona Económica Especial (ZEE) em cinco meses, numa área de 600 metros quadrados, e vai funcionar como uma oficina de preparação de empreendedores sem experiência, por via de formação técnicoprofissional, de um período regular e rotativo de aproximadamente dois anos.
Estará capacitada para albergar, numa primeira fase, dois a três empreendedores com ideias consolidadas ou com projectos de empresas dedicadas exclusivamente em actividades industriais, em cada uma das cinco áreas específicas previstas. A mesma terá dois pisos, comportando todos os serviços necessários para uma firma.
A unidade será constituída em sistema de salas, para que os beneficiários possam montar as suas estruturas directivas e administrativas, e apoiarem-se então numa área comum que vai atender a todos (um secretariado) e uma pequena área destinada a armazém, onde estes “incubados” poderão guardar o que virem a produzir.
De igual modo, vai dispor de um secretariado e de dispositivos informáticos básicos, assim como vai prestar assessoria técnica e consultoria aos potenciais utentes”, que beneficiarão ainda de formação empresarial para uma melhor gestão e administração das suas próprias empresas.
O projecto, que inclui também salas de reuniões para as diferentes empresas e uma sala comum para formação e conferências, está orçado em cerca de 250 milhões de kwanzas, incluindo o apetrechamento. Quanto aos postos de trabalho, o número vai depender da natureza das empresas a virem a usufruir do empreendimento.
Em breves declarações à imprensa, o ministro da Economia, Abrahão Gougel, disse que a iniciativa está inserida nos esforços do Executivo tendentes à potencialização das micro, pequenas e médias empresas, para dinamizar o processo de diversificação da economia nacional e combater, consequentemente, o desemprego.
Por sua vez, o presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas, António Assis, afirmou tratar-se de um acto extremamente importante no percurso que a sua instituição ainda tem pela frente, em conformidade os esforços do executivo para o relançamento e apoio do empresariado nacional.
“O objectivo principal é pegar nos empreendedores, trazê-los para dentro desta estrutura que está sendo construída e prepará-los com todas as ferramentas, para que possam depois desenvolver os seus negócios no domínio da produção industrial. Estes terão dentro da incubadora uma espaço físico onde vão montar o escritório da sua empresa” – explicou.
A incubadora, salientou o responsável, é uma espécie de ninho onde a pessoa que pretende desenvolver ou criar um determinado empreendimento vem, porque ele não tem estrutura, apenas a ideia, e encontra todos os serviços que ajudam a transformar a sua ideia em projecto credível, viável e sustentável.
Esta será a primeira incubadora construída de raiz a nível do país e a sua existência afigura-se como uma experiência nova no domínio do empresariado nacional. O lançamento da primeira pedra para edificação da mesma foi testemunhado, entre outras individualidades, pela ministra da Indústria, Bernarda Henriques da Silva.
INAPEM ESTÁ EM MELHORES CONDIÇÕES
PARA CERTIFICAR EMPRESAS

Luanda – O Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) está em condições para rapidamente certificar as empresas e esclarecer as dúvidas de futuros empresários relativamente a projectos, afirmou sexta-feira, em Luanda, o ministro da Economia, Abrahão Gourgel.

O ministro, que falava na cerinómia de inauguração da nova sede do INAPEM sublinhou, igualmente, que a instituição está melhor preparada para promover acções de formação, consultoria e assistência.

“Por estes motivos, esse dia é importante para o instituto, mas também é importante para os empreendedores, porque o órgão de gestão do programa de apoio às micro, pequenas e médias empresas está hoje com capacidade de atender melhor o futuro empresário”, sublinhou.

O Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) mudou de instalações. O novo endereço é o número 80 -A da Avenida Marginal de Luanda, junto à Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto.

A inauguração das novas instalações do instituto que certifica as micro, pequenas e médias empresas marca uma nova fase na vida da instituição, que em 2011 entrou num processo de revitalização. (portalangop.co.ao)

Deixe um comentário

XHTML: Pode usar estas tags de html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

mirc indir mirc yukle - escort - mirc indir - sohbet -
Eventos


.

  • Nenhum evento
Crónicas


Guia Turismo de Angola

Portal de Angola - Todos os direitos Reservados

INAPEM: Lançada pedra para construção da primeira incubadora empresarial