Publicado em: Ter, Abr 23rd, 2013

Professores na Huíla vão entrar em greve

João Francisco, Presidente do Sindicato dos Professores na provincia da Huíla, Angola Foto: AP

João Francisco, Presidente do Sindicato dos Professores na provincia da Huíla, Angola
Foto: AP

Reunidos em assembleia sábado último, os professores do ensino público decidiram paralisar com toda a actividade docente educativa a partir de 29 de Abril próximo.

A falta de actualização de categorias, o não pagamento de alguns subsídios e insuficiências detectadas na reforma educativa mormente ligadas a monodocência, são alguns dos pontos contidos num caderno reivindicativo apresentado ao executivo.

Para o professor Feliciano Paulo o momento é de passar das palavras a acção afirmando que as reivindicações já vêm sido discutidas há muito tempo pelo que chegou a altura de acção.

Para o secretário provincial do SINPROF na Huíla, João Francisco, a decisão da greve é com efeito o resultado da perda de paciência dos professores. O líder sindical atribuiu ao governo responsabilidades no arrastar do problema afirmando que o problema se vem arrastando desde 2001 e negociações começaram em 2007 quando o governo criou uma comissão para analisar as reivindicações.

Essa comissão, disse, “trabalhou durante 15 dias e até hoje não há solução, não há resposta por parte daquela comissão, nunca se disse nada daquela comissão”.

“Agora, chegamos até este extremo porque o governo na minha opinião faltou com a responsabilidade em termos de olhar para o problema,” acrescentou.

O anúncio de greve dos professores na Huíla para 29 de Abril não teve ainda reacção do governo com quem os professores dizem estar prontos a negociar.
Os próximos dias deverão trazer novos desenvolvimentos.

(voaportugues.com)

Deixe um comentário

XHTML: Pode usar estas tags de html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

mirc indir mirc yukle - escort - mirc indir - sohbet -
Crónicas


Arquivo

Portal de Angola - Todos os direitos Reservados

Professores na Huíla vão entrar em greve