Publicado em: Sáb, Mar 23rd, 2013

Cidade do Kilamba com projectos culturais

Artes cénicas ganham espaço no Kilamba Fotografia: Jornal de Angola

Artes cénicas ganham espaço no Kilamba
Fotografia: Jornal de Angola

Um conjunto de iniciativas de âmbito cultural estão a decorrer, desde terça-feira e até amanhã, na nova centralidade do Kilamba, no município de Belas, em Luanda.
Carlos Araújo, um dos mentores do projecto, esclareceu que o anfiteatro da escola 14 de Abril Nº 2003, denominada Sala LRK Teatro, alberga, todas as sextas-feiras à noite, espectáculos de danças tradicionais acompanhadas da declamação de poemas. O espaço recebe às quintas-feiras, a partir das 18h00, desfiles de moda, com destaque para os trajes africanos.
Aos sábados, apresenta, a partir das 16h00, matinés infantis e de recreação, sob responsabilidade de Alice Berenguel e Wlademiro Cardoso. Aos sábados e domingos são realizados, a partir das 19h00, espectáculos de teatro, e às 21h00, projectados filmes de produção nacional, para promover o cinema angolano. No Kilamba existe um grupo de teatro, o14 de Abril, integrado por actores inexperientes que, ao longo dos dias, participam em cursos profissionais de artes cénicas.
A organização tem em carteira a promoção quinzenal de concertos de música, cursos básicos de cinema e teatro. A ideia é tornar a centralidade do Kilamba uma cidade cultural, que atraia visitantes. “Pretendemos formar dez grupos de teatro na localidade para os próprios gerirem o projecto a nível de representação”, frisou Carlos Araújo.
Em alusão ao Dia Mundial de Teatro, que se assinala no próximo dia 27, realiza-se, a partir de quinta-feira, na cidade do Kilamba, o primeiro Festival de Teatro, com a participação dos grupos 14 de Abril, Odeth Tavares, Balumuka, Miragens, Dadaísmo e o Núcleo Utima Ombembwa. A iniciativa não tem carácter competitivo.
O projecto de fomento cultural na centralidade do Kilamba arrancou no passado dia 16, com a sensibilização dos moradores sobre a importância das artes para a sociedade. No dia 17, domingo, foi exibido o filme “O impacto da Sida na Família”, da autoria de Carlos Araújo.

(jornaldeangola.com)

Deixe um comentário

XHTML: Pode usar estas tags de html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

mirc indir mirc yukle - escort - mirc indir - sohbet -
Crónicas


Arquivo

Julho 2014
S T Q Q S S D
« Jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
Portal de Angola - Todos os direitos Reservados

Cidade do Kilamba com projectos culturais