Missão europeia prepara-se para explorar luas de Júpiter

ng2407253A Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês) prepara uma missão para explorar o maior planeta do sistema solar e três das suas luas de gelo. A previsão é que a nave ‘Juice’ seja lançada em 2022 e chegue na órbita de Júpiter oito anos depois.

Durante três anos, depois de lá chegar, a nave irá explorar as luas jupiterianas Europa, Ganimedes e Calisto e observar também o grande planeta gasoso que elas orbitam. A possibilidade das três luas terem grandes oceanos sob uma espessa camada de gelo intriga os cientistas há muito tempo.
Os instrumentos que vão realizar os experimentos científicos na missão foram escolhidos recentemente, serão 11 no total. Esta missão de exploração das luas geladas de Júpiter, batizada de ‘Juice’, pretende medir a espessura da camada de gelo, explorar os seus oceanos escondidos, revelar as suas estruturas internas e mapear a suas superfícies.
“A seleção dos instrumentos da ‘Juice’ é um marco fundamental na missão emblemática da ESA para explorar o Sistema Solar, o que representa uma oportunidade sem precedentes para demonstrar o significativo conhecimento tecnológico e científico europeu”, diz Álvaro Giménez Cañete, diretor de Ciência e Exploração Robótica da ESA, em comunicado. Ler mais

(dn.pt)

DEIXE UMA RESPOSTA