INE. Clima económico e confiança dos consumidores continuam a recuperar em Fevereiro

3840452595-9972190ec6O indicador de clima económico e a confiança dos consumidores recuperaram em janeiro e fevereiro, ainda que de forma ligeira, depois de terem atingido mínimos da série em dezembro, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o INE, o indicador de confiança dos consumidores (calculado através de inquéritos a particulares) melhorou em fevereiro alcançando os -56,3 pontos (dos -58,7 pontos observados em janeiro).

O indicador de clima económico (calculado através de inquéritos a empresas de vários setores de atividade) recuperou igualmente uma décima para os -4,2 pontos, embora “não se afastando significativamente do valor mais baixo da série registado em dezembro”.

Em fevereiro, de acordo com o INE, observou-se um aumento dos indicadores de confiança em todos os setores (Indústria Transformadora, Construção e Obras Públicas, Comércio e Serviços), destacando-se as perspetivas sobre a evolução da situação económica do país.

A confiança dos consumidores vinha a agravar-se desde setembro, tendo estabelecido em dezembro um recorde negativo.

Os indicadores de confiança do INE são calculados através de médias móveis de três meses dos saldos de respostas extremas a inquéritos. Um número negativo significa que houve mais respostas pessimistas do que otimistas. Ler mais

(ionline.pt)

DEIXE UMA RESPOSTA