Guiné Equatorial: Cimeira de Chefes de Estado e de Governo inicia em Malabo

12401244mA III Cimeira de Chefes de Estado e de Governo África- América do Sul (ASA), em que Angola está representada pelo seu ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, inicia hoje, em Malabo, sob o tema “Estratégias e Mecanismos para o Reforço da Cooperação Sul-Sul.

Georges Chikoti encontra-se em Malabo em representação do Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos.

A cimeira será aberta pelo presidente equato-guineense, Theodoro Obiang Nguema, e centra-se na criação de um novo dinamismo regional e fortalecer as relações entre os países de ambas as regiões na base da solidariedade, prosperidade partilhada e promoção das potencialidades e recursos humanos nacionais.

O fórum visa facilitar os contactos entre os sectores privados de África e América do Sul, assim como explorar as oportunidades de comércio e investimento.

Na cimeira, que termina sábado, os chefes de Estado e de governo vão aprovar a Declaração de Malabo, que deverá identificar as áreas de cooperação no domínio da Paz e Segurança, Assuntos Políticos, Democracia, Boa Governação, Direitos Humanos, Cooperação nos Fóruns Multilaterais, Investimento, Comércio, Indústria e Turismo, bem como Ciência, Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC).

Na Cimeira, os Chefes de Estado e de Governo deverão debruçar-se igualmente acerca de questões institucionais, tais como os mecanismos de financiamento dos projectos da ASA, o Comité Presidencial Estratégico e a criação do Secretariado Permanente.

A anteceder a III Cimeira de Chefe de Estado e de Governo, que se inscreve na cooperação multilateral entre a União Africana e outras regiões ou países, realizou-se de 20 a 21 deste mês, em Malabo, a Conferência de Ministros do Fórum de Cooperação África América do Sul (ASACOF) para abordagem de questões sobre as Infra-estruturas e logística: Promovendo o transporte entre África e a América do Sul; Cooperação no domínio da energia: Desenvolvimento da Cadeia de Aprovisionamento de Óleo e Gás e Agricultura e Cooperação Sul-Sul.

A primeira Cimeira da ASA foi realizada em Abuja, Nigéria , a 30 de Novembro de 2006, enquanto a segunda, em Isla de Margarita, República Bolivariana da Venezuela, a 27 de Setembro de 2009.

A Cooperação Sul -Sul é um termo usado para descrever a troca de recurso, tecnologia e conhecimento entre os países em desenvolvimento, na sua maioria localizados no Hemisfério Sul.

Em 1978, as Nações Unidas, cientes da importância desse eixo, criaram a Unidade de Cooperação Sul-Sul para promoção do comércio entre si e a colaboração das suas agências.

A essência dessa cooperação é a de institucionalizar uma nova ordem mundial e combater o domínio ocidental social, económico e politico.

(portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA