Governo reestrutura porto de Lisboa com 80% de investimento privado

738290Projecto foi apresentado nesta sexta-feira, prevendo a transferência do terminal de contentores para a Trafaria e a conclusão do terminal de cruzeiros em Santa Apolónia.

O Governo vai lançar um plano para reestruturar o porto de Lisboa, que prevê a criação de um novo terminal de contentores na Trafaria (Almada), retirando de Lisboa o movimento de mercadorias por via portuária e deixando apenas de fora do projecto o terminal de Alcântara.

O novo terminal, que tem um investimento estimado de cerca de 600 milhões de euros, será concessionado a privados, num concurso a preparar ao longo de 2013. Serão, aliás, estes investidores que suportarão 80% do investimento total estimado pelo Governo para o projecto apresentado nesta sexta-feira pelo ministro da Economia (1050 milhões de euros).

Está ainda por encontrar uma solução para o transporte das mercadorias que chegarem ao novo porto da Trafaria, prevendo-se que seja construída uma ligação ferroviária para o efeito. De acordo com o executivo, a Refer, gestora nacional da rede ferroviária, está ainda a estudar esta matéria.

Numa primeira fase, programada para cinco anos, o novo terminal de contentores terá capacidade para um milhão de TEU, sendo que cada TEU equivale a um contentor com 6,1 metros de comprimento. Mas prevê-se que possa alcançar os dois milhões. Ler mais

(publico.pt)

DEIXE UMA RESPOSTA