Governo quer mais um ano para o défice mas sublinha que programa acaba em Junho de 2014

3566054A secretária de Estado do Tesouro sublinhou hoje que o Governo quer mais um ano para atingir um défice inferior a 3%, mas garantiu que o programa de ajustamento “é para terminar em junho de 2014”.

Num debate de atualidade no Parlamento, requerido pelo BE, Maria Luís Albuquerque considerou “razoável” esta pretensão do Governo de prolongar o prazo para atingir as metas do défice, reconhecendo que as reformas em curso “demoram tempo a fazer efeitos”, mas vão “permitir que a economia volte a crescer” e seja “mais saudável”.

A governante rejeitou em toda a linha a tese de que uma renegociação da dívida inverteria o ciclo recessivo e advertiu que para não depender tanto dos mercados é preciso pedir “menos dinheiro emprestado”.

Uma renegociação seria, considerou, “uma ameaça séria” aos objetivos do país que “imporia aos portugueses mais sacrifícios e manteria a ‘troika’ em Portugal por tempo indeterminado”.

“O que pretendemos é junto dos nossos parceiros [internacionais] suavizar o perfil das amortizações, não estamos em momento algum a dizer que os nossos credores não receberão em pleno tudo o que emprestaram a Portugal”, declarou. Ler mais

(ionline.pt)

DEIXE UMA RESPOSTA