Ler Agora:
Extensão dos prazos de reembolso dos empréstimos europeus a Portugal será limitada
Artigo completo 2 minutos de leitura

Extensão dos prazos de reembolso dos empréstimos europeus a Portugal será limitada

720898Uma das possibilidades em debate refere-se à extensão das maturidades nos picos de financiamento de empréstimos europeus e de Obrigações do Tesouro.

As instituições europeias estão a trabalhar no cenário de alguns prolongamentos dos prazos de reembolso dos empréstimos europeus a Portugal e à Irlanda para evitar picos de refinanciamento em 2015-2016 e 2020-2021, mas estes “não serão exorbitantes”, afirmou hoje uma fonte europeia ligada ao processo.

A questão vai der debatida nas próximas segunda e terça-feira pelos ministros das finanças dos 17 países do euro e dos 27 membros da União Europeia (UE), embora por enquanto sem qualquer decisão. “Como a saída dos dois programas [de ajuda externa] ainda está muito longe, ainda é um pouco cedo para dizer como será a situação económica e dos mercados financeiros no fim desses programas”, afirmou a mesma fonte. Tanto mais, frisou, que “a extensão das maturidades [dos empréstimos] pode não ser a única questão a considerar (….), há várias questões técnicas que têm de ser tidas em conta”.

Uma das questões que está a ser avaliada prende-se com a eventualidade de uma alteração no perfil de reembolsos dos empréstimos europeus por parte de Lisboa e Dublin ter de ser aprovada por alguns parlamentos nacionais, sobretudo o alemão, um cenário que o Governo de Berlim quer evitar a todo o custo antes das eleições legislativas de Setembro deste ano.

“Não espero quaisquer dificuldades políticas porque tanto Portugal como a Irlanda têm tido programas muito bem sucedidos” o que gera “uma predisposição muito positiva” para a aprovação da medida, prosseguiu o mesmo responsável. “No entanto, há várias questões técnicas e, claro, in extremis pode haver procedimentos de autorização nacional que há quem não queira ter se o puder evitar”. Ler mais

(publico.pt)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »