Cientistas conseguem bloquear entrada de VIH e ébola nas células

2011-12-01t230119z-01-sal03-rtrmdnp-3-salvadorA equipa de investigadores do Serviço de Microbiologia do Hospital 12 de Outubro de Madrid conseguiu bloquear a entrada dos vírus VIH e ébola nas células do sistema imunitário para impedir que se espalhem por todo o corpo.

O trabalho, em colaboração com a Universidade de Oxford e com o Centro Superior de Investigações Científicas em Sevilha, foi apresentado na terça-feira pelo investigador do 12 de Outubro Rafael Delgado.

O vírus VIH, responsável pela SIDA, infetou dezenas de milhões de pessoas em todo o mundo, e o ébola, embora centrado nalgumas zonas de África, já afetou milhares de pessoas e é o patogénico humano “mais virulento” conhecido, com uma alta taxa de mortalidade.

A investigação, na qual os cientistas estão a trabalhar há 10 anos, encontra-se na primeira fase, sendo o passo seguinte o estudo com pequenos animais.

A criação de um “falso vírus” do VIH e do ébola a partir de um vírus inofensivo permitiu o avanço deste estudo, disse Rafael Delgado, explicando que apenas meia dúzia de laboratórios em todo o mundo têm instalações adequadas para trabalhar com o ébola, o que torna a investigação muito cara. Ler mais

(ionline.pt)

DEIXE UMA RESPOSTA