Brasil vai pedir a Portugal o coração de D. Pedro I

ng2402270 (1)O Brasil quer analisar o coração de Dom Pedro I e, para isso, vai pedir autorização à Câmara Municipal do Porto e à Venerável Ordem de Nossa Senhora da Lapa, que administra a Igreja da Lapa, em cujo mausoléu o coração do rei se encontra conservado como relíquia.

A historiadora e arqueóloga Valdirene Ambiel, responsável pela exumação dos restos mortais do imperador e das suas mulheres, Leopoldina e Amélia, sepultados na cripta do Monumento à Independância, em São Paulo, explicou ao jornal Estado de São Paulo que esta investigação terá se feita em parceria com Portugal: “É parte de nossa história conjunta”, disse.
A análise do coração de D. Pedro I (D. Pedro IV de Portugal) que, por decisão testamentária, foi doado à Igreja da Lapa, no Porto, poderá ser revelante. “A partir de uma amostra pequena do tecido do coração, de cerca de 5 mm, seria possível aprofundar as hipóteses da causa mortis de Dom Pedro”, comentou ao Estação o médico Paulo Hilário Saldiva, chefe do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP. Ler mais

(dn.pt)

DEIXE UMA RESPOSTA