Ler Agora:
Brasil vai pedir a Portugal o coração de D. Pedro I
Artigo completo 1 minutos de leitura

Brasil vai pedir a Portugal o coração de D. Pedro I

ng2402270 (1)O Brasil quer analisar o coração de Dom Pedro I e, para isso, vai pedir autorização à Câmara Municipal do Porto e à Venerável Ordem de Nossa Senhora da Lapa, que administra a Igreja da Lapa, em cujo mausoléu o coração do rei se encontra conservado como relíquia.

A historiadora e arqueóloga Valdirene Ambiel, responsável pela exumação dos restos mortais do imperador e das suas mulheres, Leopoldina e Amélia, sepultados na cripta do Monumento à Independância, em São Paulo, explicou ao jornal Estado de São Paulo que esta investigação terá se feita em parceria com Portugal: “É parte de nossa história conjunta”, disse.
A análise do coração de D. Pedro I (D. Pedro IV de Portugal) que, por decisão testamentária, foi doado à Igreja da Lapa, no Porto, poderá ser revelante. “A partir de uma amostra pequena do tecido do coração, de cerca de 5 mm, seria possível aprofundar as hipóteses da causa mortis de Dom Pedro”, comentou ao Estação o médico Paulo Hilário Saldiva, chefe do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP. Ler mais

(dn.pt)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »