Apple processada no Brasil por prática comercial abusiva do Novo iPad

heroO Instituto Brasileiro de Política e Direito da Informática (IBDI) apresentou uma queixa em tribunal contra a Apple por ter alegadamente exercido uma prática comercial abusiva na venda do “Novo” iPad, a terceira geração do tablet da marca da maçã.

A quarta geração do iPad chegou ao Brasil apenas cinco meses depois de a terceira geração ter ficado disponível para compra, o que na opinião do IBDI constitui uma “obsolescência programada”. Isto é, o instituto brasileiro considera que a marca da maçã vendeu declaradamente um produto que estava tecnologicamente ultrapassado pois já estava planeada a chegada de um outro iPad com ecrã Retina poucos meses depois, e com melhores especificações técnicas.

O caso apresentado pelo IBDI considera ainda que no Brasil a tecnológica norte-americana não fez uma comunicação adequada da retirada do “Novo” iPad do mercado. “O consumidor achava que estava a comprar um equipamento de ponta, sem saber que já era uma versão obsoleta”, disse o advogado da acusação, em declarações ao Jornal do Comércio. Ler mais

(tek.pt)

DEIXE UMA RESPOSTA