Angola/Sérvia: Relações de cooperação em boa fase de fortalecimento

0,9867557a-2976-455e-a236-fd2a90c6dbecAs relações entre as repúblicas de Angola e da Sérvia têm-se fortalecido e, actualmente, os dois países empreendem uma cooperação em vários domínios com realce para as áreas económica, de defesa e segurança.

A contastação é do ministro angolano da Defesa, Cândido Pereira Van-Dúnem, apresentada no seu discursava de abertura das conversações entre delegações ministeriais dos dois países, iniciadas hoje (segunda-feira), em Luanda.

“A globalização exige o domínio do conhecimento e aceleração do desenvolvimento tecnológico, por isso, cabe aos dois estados a consolidação das relações, através do intercâmbio e da concertação permanente”, defendeu.

Para Cândido Van-Dúnem impõe-se a necessidade de traçar-se estratégias eficazes, a fim de os dois países superarem os múltiplos problemas que os afectam, particularmente no domínio da defesa e das forças armadas.

“Estou convencido que as questões do estreitamento das nossas relações (defesa e forças armadas) venham a ser objecto da maior atenção das partes, indo de encontro às nossas expectativas”, concluiu.

Nas conversações iniciadas hoje, das delegações chefiadas pelos respectivos ministros, Cândido Van-Dúnem (Angola) e Aleksander Vucic (Sérvia), a decorrem à porta-fechada, nas instalações do ministério angolano da Defesa, as partes abordam aspectos ligados a vários projectos comuns.

Dentre estes (projectos) destacam-se a financiamento, pela parte sérvia, da construção, em Luanda de um novo Hospital Militar, da cadeia de logística médica, unidade fabril de medicamentos, a reabilitação da base aérea do Lubango (Huíla), assim como a formação de quadros militares a curto, médio e longo prazos.

Ainda hoje, Aleksander Vucic e seus acompanhantes visitam o Hospital Militar Central/Instituto Superior, e na terça-feira, a 101ª brigada de tanques das Forças Armadas Angolanas, o marco histórico aos Heróis da Batalha de Kifangondo e ao local onde será erguido o novo Hospital Militar Principal.

Na ocasião será feito o lançamento da primeira pedra para a construção do referido empreendimento, cujo financiamento é do governo sérvio.

(portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA