A medicina tradicional em Angola

20130227140239medicinaexercício seguro para os utentes, baseado na organização dos seus membros num grupo que os represente e dignifique, e executado de acordo com a legislação sobre a questão, afirmou ontem a directora nacional de Saúde Pública.
Filomena da Silva, que falava na abertura das jornadas científicas que decorrem sob o lema “Plantas medicinais a luz dos terapeutas para o desenvolvimento sustentável”, lembrou que a medicina tradicional consta da Lei de Bases do Sistema Nacional de Saúde e do Plano Nacional do Desenvolvimento Sanitário até 2025, e reconheceu que é um sector importante para o bem-estar das populações, na prevenção e tratamento das doenças.
O especialista em saúde pública Zinga João David, que abordou o tema “O Papel da Medicina Tradicional na Condição de Saúde”, afirmou que a prática de saúde pública não deixa de ser uma intervenção social, com o contributo de terapeutas e parteiras tradicionais e da própria comunidade.
“Os terapeutas tradicionais, em parceria com técnicos de medicina convencional, devem informar a comunidade para que tenha um estilo de vida melhor e elevar a qualidade de vida”, disse Zinga David.
Marianne Holzmau, da cooperativa alemã da Acção para a Medicina Natural, organização que partilha há nove anos um protocolo de cooperação com a FOMETRA, disse que Angola possui uma grande diversidade de plantas úteis para a medicina tradicional, mas que muitas pessoas as desconhecem.
A par das jornadas científicas, está a ser realizada uma feira de produtos e plantas medicinais de cada região do país. O encontro, que termina amanhã, está dividido em três painéis, e vão ser discutidos cerca de 14 temas, como a “Importância das plantas medicinais”.
No encontro, também são debatidos “O papel da medicina tradicional em Angola” e a “Importância da influência das plantas medicinais junto das instituições”.

(jornaldeangola.com)

4 COMENTÁRIOS

  1. Huambo vai contar com um centro da medicina natural denominada As Plantas Curam Em Angola por intermedio do Diretor provincial desta area Amos Mateus no bairro s. jose. viva amedicina natural, viva opoder do governo de Angola, viva opapa kitoko mayavanga. tel 923365127 ou 926011010.

  2. Amedicina Natural no Huambo vai realizar palestras em todos municipios da provincia. com otema o aluno e Alimentos naturais.Otecnico fitoterapico comprovou qui sem adieta nao a saúde mental. O estomago éo distribuidor para amente, sangue,figado,coraçao. Quandoo organismo recebe os alimentos má cobinados as doenças cronicas aprocima cada vez mais.tel 923365127 ou 926011010.

  3. Amos Mateus confirmou qui em Angola contem mas plantas Médicinais qui nuca, porqui As plantas qui comesamos descobrir é mais qui otempo passado.Antificuldade ésta mesmo nos teraupeuta qui nao cuida bem anatureza, ou nao maneja bem apropria cura como Deus quer ou como o governo de Angola quer. porsso o governo organ. todas provincias de Angola para cunheser, apreder,cuidar,modificar,cientificamente. eu Amos Mateus precisso a credinto para desev.acura com plantas isto é na provincia do Huambo.viva o plano do governo de Angola, viva o plano do papa kitoko,viva os terapeuta de Angola, amigos Deus é onosso pai nuito obrigado. 923 365127.

  4. E bom quando pensamos em dar passos desta natureza,porque ate os países do primeiro mundo como EUA tem apoio do governo na implementação de políticas da medicina natural para a prevenção de doenças começando pela alimentação e habitos saudáveis de vida.Viva o desenvolvimento de Angola .Qualquer forum pf informe

DEIXE UMA RESPOSTA