Publicado em: Qua, Dez 26th, 2012

“O Feiticeiro e o Inteligente” na Liga

O grupo Etu Lene apresenta no domingo, às 20h00, na Liga Africana, uma versão do espectáculo dramático “O Feiticeiro e o Inteligente”, também conhecido por “Kamba Mbiji”.
O grupo tornou-se conhecido na década de 1990 com esta peça apresentada no programa “Em Cena”, da Televisão Pública de Angola.
O encenador Beto Cassua disse ao Jornal de Angola que a apresentação da peça marca o encerramento da temporada artística deste ano e que a versão surge pela necessidade do grupo produzir um DVD em 2013.
“Depois do sucesso que a peça teve na década de 1990 pensamos dar-lhe uma nova roupagem, pois as duas grandes figuras da peça ainda estão vivos: o feiticeiro e o inteligente. Desta vez, tencionamos gravar a peça num cenário real. Estamos a pensar fazê-lo em Pungo Andongo, Malange”, disse o encenador.
O espectáculo narra várias cenas que envolvem o velho Saraiva (Avelino Viegas), soba de Pungo Andongo, que mata a mulher por se ter apaixonado pela própria filha, Melita (Ludmila), que atrai a paixão de Pedrito (António de Oliveira), que pede a mão da rapariga, o que foi prontamente recusado pelo pai. O Velho Saraiva tinha de encontrar uma razão para Melita não sair de casa. Por isso, pede ao rapaz para num espaço curto de tempo lhe trazer um peixe que não fosse nem da água doce, nem da água salgada. Se não o conseguisse era condenado ao maiombola (feitiço).
Do outro lado estava o Nga Zuze (Adão José) que desvenda o enigma e soluciona o problema do peixe que não vivia nem na água doce, nem na salgada. Movido pela fúria, o velho Saraiva não desiste e mata o Nga Zuze. Além disso, passa a aproveitar-se da própria filha misteriosamente todas as noites. Uma vez descoberto, Pedrito e Melita decidem vingar-se.
O grupo, fundado em 26 de Abril de 1993, por jovens católicos da capela de S. Luís, serviu de fonte de inspiração para o surgimento de vários outros no município do Rangel. Com a peça “Uiji, uijia” (1995), foi segundo classificado do Festeatro/95 e venceu em 2011 o Prémio Nacional de Cultura e Artes. (jornaldeangola.com)

Deixe um comentário

XHTML: Pode usar estas tags de html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

mirc indir mirc yukle - escort - mirc indir - sohbet -
Eventos


.

  • Nenhum evento
Crónicas


Guia Turismo de Angola

Portal de Angola - Todos os direitos Reservados

“O Feiticeiro e o Inteligente” na Liga