Publicado em: Qui, Set 13th, 2012

Obra sobre Agostinho Neto lançada na cidade de Ondjiva

A Fundação António Agostinho Neto (FAAN) procedeu hoje, quinta-feira, na cidade de Ondjiva, província do Cunene, ao lançamento da obra “Agostinho Neto e a Libertação de Angola, 1949-1974, Arquivos da PIDE-DGS”, no quadro das comemorações do 90º aniversário natalício de fundador da Nação.

No acto do lançamento do livro, o representante da FAAN, António Panguila, disse que o livro contém cinco volumes, alguns dos quais com 90 páginas e é uma das obras mais importantes publicadas pela Fundação António Agostinho Neto e que serve de exemplo para as camadas jovens.

“Estes documentos são memórias recentes do povo angolano em armas para a sua libertação nacional do colonialismo português, liderada por Agostinho Neto”, acrescentando que a brochura revela os percursos de Neto de 1949 a 1974, que teve como base os documentos da PIDE.

António Panguila referiu que Agostinho Neto é uma figura inesquecível e incontornável no seio do povo angolano, África e do mundo, tendo em conta a sua dimensão, quer seja como político, médico e poeta.

Informou que a obra serve para dar a conhecer factos e acontecimentos com base nos arquivos que a PIDE-DGS constituiu ao longo de mais de 23 anos sobre Agostinho Neto e que deve servir de ensinamento para as novas gerações de forma a saberem mais sobre Agostinho Neto.

Por seu turno, o vice-governador para o sector económico no Cunene, António Candeeiro, disse que o lançamento e apresentação desta histórica obra do Herói Nacional marca o arranque dos festejos do 90 anos do fundador da Nação, a assinalar-se no dia 17 de Setembro.

“Falar de Agostinho Neto é lembrar da figura carismática e a sua trajectória histórica na luta de libertação de Angola, o contributo prestado na luta de libertação de outros povos de África, quer ainda o valioso papel que teve na literatura nacional, onde por via das suas poesias continuam a servir de estudo no mundo académico”, afirmou.

António Candeeiro sublinhou que com esta obra disponível os jovens têm a oportunidade de aprenderem mais sobre a trajectória do primeiro presidente de Angola.

No final do acto, a fundação ofereceu ao governo do Cunene alguns kits dessa obra que serão distribuídos às direcções provinciais e instituições religiosas.

Fonte: Angop

Deixe um comentário

XHTML: Pode usar estas tags de html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

mirc indir mirc yukle - escort - mirc indir - sohbet -
Crónicas


Arquivo

Novembro 2012
S T Q Q S S D
« Out   Dez »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
Portal de Angola - Todos os direitos Reservados

Obra sobre Agostinho Neto lançada na cidade de Ondjiva