Ler Agora:
Portugal: Taxa de desemprego sobe para 15,4% em Junho
Artigo completo 2 minutos de leitura

Portugal: Taxa de desemprego sobe para 15,4% em Junho

A taxa de desemprego elevou-se em Junho para 15,4% da população activa portuguesa, com o desemprego jovem a manter-se nos 36,4%, indicam os dados divulgados nesta terça-feira pelo Eurostat.

De acordo com as informações do gabinete europeu de estatística, Portugal manteve-se em Junho como o terceiro país com taxa de desemprego mais elevada na União Europeia, com este indicador a crescer 0,2 pontos percentuais face aos 15,2% registados em Maio.

Em causa estão os dados do desemprego corrigido da sazonalidade. Em Junho do ano passado, em Portugal, 12,6% da população activa estava desempregada.

O Eurostat calcula o desemprego português com base nos dados trimestrais do Instituto Nacional de Estatística e nos números mensais registados pelo Instituto do Emprego e da Formação Profissional.

Também de acordo com o Eurostat, os 17 países da zona euro registaram em Junho uma taxa de desemprego de 11,2%, mantendo-se estável em relação a Maio. O mesmo aconteceu na União Europeia, onde o desemprego se manteve nos 10,4% da população activa.

Quanto ao desemprego entre os jovens (abaixo dos 25 anos), atingiu em Junho uma taxa de 22,6% na UE a 27 e de 22,4% na zona euro.

Na análise que faz aos números hoje divulgados, o Eurostat destaca que as taxas de desemprego foram mais baixas na Áustria (4,5%), Holanda (5,1%), na Alemanha e no Luxemburgo (ambos com 5,4%). Já Espanha e Grécia apresentam o desemprego mais alto, com taxas, respectivamente, de 24,8% e 22,5% (esta última em Abril).

Já as maiores descidas, face aos números registados há um ano, aconteceram na Estónia (de 13,6 para 10,9% entre os primeiros trimestres de 2011 e 2012), Eslovénia (de 17,1% para 15,3% nos primeiros trimestre de 2011 e 2012) e também na Lituânia (de 15,4% para 13,7%). A Espanha e a Grécia tiveram um comportamento oposto, com os maiores aumentos desde há um ano.

FONTE: Público

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »