Ler Agora:
Malha ferroviária do país vai ficar interligada
Artigo completo 2 minutos de leitura

Malha ferroviária do país vai ficar interligada

Logo após a conclusão das obras dos caminhos-de-ferro de Luanda, Benguela e Moçamedes, o Executivo angolano vai trabalhar para a interligação das mesmas, fazendo-se assim a ligação ferroviária do país em vários sentidos, garantiu recentemente, no Luena, fonte oficial.

Segundo o director nacional dos caminhos-de-ferro, Júlio Bango Joaquim, que falava à Angop, no Moxico, está na forja a ligação ferroviária pelo leste, norte e sul, pelo centro, norte e sul e pelo litoral.

A título de exemplo, explicou que a linha norte vai partir de Luanda, passará pelo Uíge, Zaire, RD Congo, atingindo depois Cabinda.

“O projecto é ambicioso, para médio e longo prazo, e uma vez executado na totalidade vai permitir que o país todo seja atravessado pela linha férrea”, enfatizou.

Revelou que estudos já foram feitos para definição dessa malha ferroviária e logo que termine a reabilitação das antigas linhas vai se partir para a construção dessas redes.

Avançou que haverá pontos de ligação a definir em função dos interesses económicos e sociais, como é o caso do ramal Luena-Luau, onde se pensa fazer a ligação com a Zâmbia. “Provavelmente esse será o ramal prioritário, seguindo-se os demais com essa regra de prioridade”, advogou.

Reafirmou que existe também a probabilidade de interligação dos CFL e CFB via Malanje, o que vai permitir a interligação dessas linhas pelo centro, litoral e leste, referindo, entretanto, que tudo será construído por fases e prioridades.

A ligação com a Namíbia é o projecto que se seguirá, de acordo com Júlio Bango Joaquim, depois da ligação com a Zâmbia.

O Caminho-de-Ferro de Benguela realiza hoje, segunda-feira, a viagem experimental inaugural do comboio no troço Kuito (Bié)/Luena (Moxico), facto que está a ser aguardado com grande expectativa pela população do leste do país.

FONTE: Angop

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »